Bom Jesus News-O Portal de Notícias de Bom Jesus-PI

MENU
Logo
Terça, 20 de outubro de 2020
Publicidade
Publicidade

Bom Jesus

Urgente:Aglomeração no Piauí pode ter fim; Wellington Dias convoca COE para reunião extraordinária

Devido o aumento de óbitos no Estado Wellington Dias convoca reunião Urgente com COE

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Atualização 

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), vai se reunir na tarde desta sexta-feira (16) com membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE) para definir possíveis medidas a serem adotadas tendo em vista o crescimento no número de casos confirmados e nos óbitos por covid-19.

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta quinta-feira (15) que o governo do Piauí não descarta a possibilidade de voltar a adotar medidas mais rígidas, como lockdown, diante do aumento do número de casos e mortes por Covid-19 nas últimas semanas. 

O chefe do executivo chegou a relacionar as aglomerações, registradas na capital e no interior, durante o período de campanha eleitoral, como causas que contribuíram para o aumento da média de casos e mortes. 

"É preciso analisar qual o impacto que tem as atividades da política, do ano de eleição. A gente percebe que tem um casamento desse crescimento do número de casos  pós-convenções , mas desse tema quem vai tratar é o Tribunal Regional Eleitoral, que é quem faz o regramento das eleições.  De qualquer maneira, queremos seguir a ciência. Queremos ter a proteção da vida. O comitê vai apresentar as sugestões e a partir daí vamos abrir um diálogo, inclusive com o TRE", disse. 

Wellington Dias também voltou a citar preocupação com a possibilidade de uma segunda onda de casos da Covid-19 no Piauí e defendeu a volta de um maior rigor nas ações de fiscalização, na capital e no interior. 

"Veja o que está acontecendo em outros países. Países que já tinham superado a doença e estão tendo que voltar ao isolamento mais rígido, voltar às medidas limitação de número de pessoas ainda maior", citou Wellington Dias. 

Matéria original

Integrantes do COE (Comitê Estadual de Operações Emergenciais) estão sendo convocados para uma reunião extraordinária nesta quinta-feira (15), a partir das 11h. A reunião é marcada após governador Wellington Dias (PT) solicitar que os técnicos e pesquisadores identifiquem e apontem novas ações para barrar o aumento de óbitos por Covid-19 no estado.

O Piauí é o único estado em alta para óbitos pelo novo coronavírus no País. Houve um crescimento da média móvel de cerca de 50%. 

Wellington Dias recomendou ao secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, uma reavaliação minuciosa do quadro de infecção pelo novo coronavírus no Piauí. 

O objetivo é de que a Sesapi, juntamente com o Comitê de Operações Emergenciais (COE), possam analisar o crescimento na incidência de casos de covid-19 e o crescimento de óbitos ocasionados pela doença nos últimos dias.

" Tivemos dois dias com números considerados elevados em relação ao período da semana anterior. Tínhamos uma média entre oito e nove óbitos e nos últimos dias registramos uma média de 14. Por isso, é preciso que investiguemos a fundos os motivos pra que isso tenha acontecido", explica o governador. 

A partir dos dados apresentados, o Governo, ladeado por sua equipe técnica, deve assumir quais medidas serão adotadas.

Dias alerta ainda que as medidas de segurança e de saúde, amplamente incentivadas, devem ser mantidas para que o estado não retorne a cenário anterior, no que diz respeito ao número de casos registrados.

"Não podemos retroceder. É preciso se manter vigilante quanto ao distanciamento social, o uso da máscara  e todas as demais medidas sanitárias que o momento nos exige. O vírus continua ativo e não podemos voltar a patamares anteriores de infecção. Precisamos continuar salvando vidas", afirmou.

Comentários:

Envie sua mensagem,sugestões de matérias, anúncio,receba notícias no Whats.